Quer retificar o motor do seu carro? Veja como funciona.

Retifica de Motor

Retifica de motor é realizada em regra para reparar quaisquer possíveis danos causados pelo desgaste do uso do motor.

Os sintomas apresentados por um motor que necessite de retifica são:

– Alto consumo de óleo lubrificante;

– Alto consumo de combustível;

– Motor “fumando” fumaça normalmente acinzentada e escura saindo pelo escapamento;

– Motor fraco e com baixa potência;

– Alta temperatura do motor;

– Barulhos anormais do funcionamento do motor.

Fazer o motor do seu carro é algo bem normal, geralmente, vai consertar (substituir peças) os defeitos que ocorrem pelo desgaste das peças do motor.

É apenas um procedimento para prolongar a vida útil do motor permitindo usá-lo por muito mais tempo.

Na prática, significa remontar o motor para estabelecer as suas condições originais e operar com nível semelhante ao de quando era.

O procedimento exige a utilização de uma máquina para conseguir a precisão necessária e envolve todos os objetos contidos no motor como as bielas, o cabeçote, as válvulas de admissão e escape, entre outros elementos.

Nas próximas linhas, descreveremos de maneira bem simples como deve ser o procedimento em alguns desses objetos.

Entenda melhor o que será feito no motor do seu carro

Cabeçote do Motor

A retifica do cabeçote é uma das mais complicadas de se fazer, com um número enorme de etapas. Teste para verificar rachaduras, substituição ou conserto de válvulas e escape, regulagem de pastilhas, entre uma infinidade de outras operações.

Bloco do Motor

São tirados riscos, lubrificado o pistão, alisadas as paredes dos cilindros do motor, entre outros reparos.

Bielas

São realizados reparos na madrilhadora da Biela. Elas são retificadas para as medidas padrões, são trocadas as suas buchas.

Virabrequim

Esse serviço também é realizado em um aparato cilíndrico específico para a função. As medidas de precisão são pré-determinadas pelas tabelas dos fabricantes do motor. Deve ser feito um teste para verificar se não há trincas nesse material. Depois de aprovado, o virabrequim passará por uma correção de seus colos de bielas e das partes que são apoiadas nos blocos e que receberão as bielas.

Retirada e lavagem do motor

Esse deve ser o primeiro ato desse procedimento. A lavagem química para retirar o óleo e promover a limpeza das peças.

Em seguida, é feita uma seleção das peças que estão em bom estado e, portanto, podem ser reaproveitadas.

É realizada uma pulverização das peças que foram selecionadas, utilizando para esse ato óleo anti-ferrugem.

Comando de válvulas

Essa peça é responsável por executar a tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape. Tudo isso sincronizado com o funcionamento do motor.

Com ela, é feito um teste para detectar possíveis trincas e também para averiguar sua altura e angulação. Se a peça estiver apta a continuar sendo utilizada, será efetuada uma retífica nos colos centrais. Caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.

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